segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A obra é de Deus e a glória é dEle!

Atos 16:8 E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado da justiça e do juízo.

Olá amado no Senhor! Deus é Deus e isso basta! Esses tem sido dias em que nosso soberano Deus tem mostrado sua misericórdia a esse povo. Ontem tivemos profissão de fé dos candidatos a batismo das congregações de Nova Jerusalém, onde a missionária Aline Cristine esta de frente, e de Nova Linda, onde eu atuo. Foi muito lindo ve-los professar diante de toda a igreja sua fé e convicção de que agora querem viver para Cristo. Aline e Eu nos emocionamos muito com os testemunhos de converção, e é por isso que nesta carta quero dividir com voce alguns desses testemunhos.
Abei: Antes de eu aceitar a Jesus, eu era da igreja católica, fiz crisma, e andava atras de imagens. Eu tinha uma imagem que era usada nas festas da minha comunidade. Esta imagem de “santa” ficava na minha casa e eu a adorava sempre, bebia, não obedecia aos meu familiares. Até que a missionária Renata começou a vir aqui pra Nova Linda e eu comecei a aproximar para ver o trabalho que ela fazia com as crianças. Então, no ano passado, ela organizou uma festa de natal com as crianças da comunidade e ensaiou com as mulheres musicas de natal para cantarmos no culto. Eu participei dos ensaios e quando chegou no dia da festa de natal, durante o culto, tudo falava do nascimento de Jesus. Então a missionária falou sobre o nascimento de Jesus e porque Ele veio aqui na terra, e perguntou quem queria aceitar a Jesus. Neste momento eu resolvi entregar a minha vida, foi no dia 25 de dezembro do ano passado, eu entreguei a minha vida a Jesus e desde la a minha vida mudou. Eu agora não ando mais atras de imagens, nem vou a festas de “santo”. Não possuo mais nenhuma imagem na minha casa; agora eu obedeço aos meus familiares e quero seguir pra sempre esse caminho de Cristo.

Keni – Eu comecei a ouvir de Jesus quando eu era ainda bem pequena, na escola com o trabalho da missionária Rosangela, lá eu disse q aceitava a Jesus, mas não mudei minha vida. Até que eu, já adolescente, comecei a passar por muitos problemas de opressão e possessão demoníaca. Pessoas de várias religiões vinham me visitar e oferecer uma solução para esse problema espiritual que me assolava, mas nada funcionava e minha familia me levada constantemente ao feiticeiro, para ver se me livrava daquilo, mas eu só piorava. Até que jovens dessa igreja começaram a me visitar, e a missionária Aline fez um plano de oraçao comigo de uma semana. Todos os dias a tarde nos encontravamos para orar e ler a biblia. Nessa semana a Aline perguntou se eu queria entregar a minha vida a Jesus, e eu entreguei. Desde lá, eu fui liberta de toda opressão maligna e hoje eu realmente me sinto livre.

Jacinta – Antes de eu conhecer a Cristo, minha vida era muita confusão, eu não respeitava ninguém, qualquer coisas que meus filhos vinham falar pra mim eu já batia neles, e andava atras de imagens e sempre que tinha confusão na comunidade eu gostava e me metia no meio das brigas. Gostava de me meter em confusões e discussões. Mas ouvi falar de Jesus, a muitos anos atras, quando a missionária Eula, ainda estava aqui em São Tomé e vinha dar estudo em Nova Linda. Ali, ela perguntou quem queria aceitar a Jesus e eu aceitei. Desde esse tempo, Jesus vem transformando a minha vida e hoje eu posso dizer que sou outra pessoa. Agora eu quero obedecer a Jesus e ele é a principal pessoa da minha vida. Agora não ando mais atras de imagens. Quando tem briga e confusão perto de casa eu nem saio de casa; não brigo mais com meus filhos com ignorancia, mas escuto e aconselho a eles. Leio a biblia todos os dias e já estou esperando a muito tempo para esse dia do meu batismo chegar. Mas mesmo demorando anos eu não desanimei, porque eu sei que só Jesus é o caminho, e a verdade, e a minha vida.
Peço que continuem orando por esses candidatos, pois eles ainda enfrentam muitas resistencias em suas casas por escolheres seguir o caminho de Cristo. Abei, embora já seja maior de idade e ter 2 filhos, estava sendo impedida de batizar por sua mãe, pois a mesma disse que a expulsaria de casa. A familia da keni ainda mexe com ocultismo, e temos outros que não vão batizar porque a familia não permitiu como a Mani e a Rute. Orem por eles e orem por nós também! Mas sabemos que aquele que começou a boa obra é fiel pra terminá-la.
ABei, Jacinta e Eu, ontem na profissão de fé
Renata De Oliveira 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Foto da Aline com a Tatiana

Vou, com muita honra compartilhar a carta de oração da minha grande companheira de equipe, Aline Cristine - orem por ela e seu ministério!
valeu!

E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um. Mc 4:20
Querido intercessor!
Esse mês quero compartilhar com você sobre a Tatiana, ela é uma adolescente que também passou por problemas com possessão demoníacas. Conhecemos a Tatiana certa vez que ao voltar do rio com seu balde na cabeça caiu e ficou como desmaiada no chão, um rapaz de nossa igreja estava passando no momento e a ajudou, perguntou para algumas crianças onde ficava sua casa e elas o levaram até lá. Chegando lá ela se transformou e com uma voz grossa começou a dizer que ia matá-la e destruir a todos que tentassem ajudá-la. Desde então, Kamel, o rapaz de nossa igreja começou a interceder por essa menina . Pedimos que toda igreja orasse, ele começou a dar estudo bíblico para ela e a convidava sempre para ir a igreja. Ela confessou a Jesus e passou a freqüentar a igreja, mas surgiram vários conflitos em sua família e a mãe a expulsou de casa, ela foi morar com o pai, que estar separado da mãe há muito tempo. Ela morando com o pai ficava difícil para continuar com os estudos bíblicos. Não deixamos de orar por ela e pedimos para muitas pessoas ficarem na intercessão conosco.
Quando estava em São Tomé em 2006 senti Deus claramente me chamando em prol das crianças, amo esse ministério e estava decidida a investir a maior parte do tempo com as crianças, mas ultimamente Deus tem colocado muitos adolescentes na minha vida e tenho aprendido muito com eles. Aqui em São Tomé a opressão em cima dos adolescentes é um pouco diferente do que no Brasil, estou tendo que lidar com casos de possessão demoníaca o que para mim tem sido um grande desafio.
O kamel foi estudar no seminário de Huambo em Angola e antes de ir me pediu que eu não abandonasse a Tatiana e que continuasse os estudos bíblicos com ela. Fui procurá-la, mas ela ainda estava a morar com o pai, mas encontrei sua amiga, Lalinha, que disse querer os estudos bíblicos. Juntas começamos a orar pela Tatiana e não demorou muito tempo ela fez as pazes com sua mãe e voltou para casa. Agora estamos estudando a bíblia toda semana, elas consagraram suas vidas a Jesus , não tem ocorrido mais os casos de possessão com a Tatiana, e as duas estão freqüentando a igreja, mas peço que continuem orando , pois elas ainda tem dificuldade de abandonar certos hábitos e estão na luta para viverem integralmente para Deus.
Peço também que orem para que a gente consiga bíblias para esses trabalhos, essas meninas ainda não tem bíblia, tem apenas o novo testamento, aqui não existe lojas onde podemos comprar e quando chegam em algumas igrejas elas se vão rapidamente, tenho feito alguns pedidos para amigos próximos enviarem, mas gostaria de compartilhar também com você que tem intercedido por essa obra aqui em São Tomé. Orem e se possível contribua para que a palavra de Deus invada esse país.
Orem:
  • Pela escolinha de futebol que vamos inaugurar
  • Pelas famílias em que estamos dando discipulado
  • Pelos pontos de pregação Bairro do Cemitério e Lemos
  • Pelas adolescentes que tenho discipulado Tatiana, Lalinha, Keny e grupo de Lemos (17)
  • Pelos meus pais e meu irmão ( ainda não confessaram a Jesus)
Em Cristo,
Aline Cristine Caetano Siqueira ( hallyne_christine@yahoo.com.br)
Caixa Postal 751
São Tomé e Príncipe
São Tomé - Àfrica
Portanto meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor I Cor 15:57
Ola, meu amigo missionário sustentador! Neste mês de abril Deus tem me mostrado grandes coisas que Ele tem feito em pequenos detalhes. Deus realmente tem manifestado seu poder e sua glória em nosso meio, e viver isso é gratificante.
Todo primeiro sábado do mês eu vou com o Abdulay para a comunidade de Nova Olinda de manhã, passamos lá o dia inteiro com atividades com as crianças e a noite projetamos 2 ou as vezes até 3 filmes, e dormimos lá com eles, no meio de muitas crianças, é uma verdadeira festa! Mas no primeiro sábado deste mês, choveu muito! Não deu pra sair de casa, e lá na comunidade com certeza estava um mar de lama! Então ficamos aguardando que a chuva parasse para que conseguíssemos chegar lá. Mas a chuva continuou sem trégua desde as 5h a.m. até as quase 3hp.m. Quando a chuva estiou pensamos, nem tudo esta perdido, ainda vamos conseguir projetar os filmes, colocamos as coisas no carro e partimos para Nova Olinda. Assim que lá chegamos vimos a comunidade praticamente imersa na lama, o Rafa, um garotinho bem pequenininho, veio correndo ao meu encontro, me abraçou e disse: Tia Renata eu orei pra você conseguir vir! E você veio! Gente, meus olhos se encheram de lágrimas. Um garotinho conseguindo experimentar as coisas Deus, e com isso tocando meu coração de uma forma tão profunda, me dizendo, sem palavras, que nosso trabalho não é vão no Senhor!
O mês continuou correndo, e um dia eu estava ensinando as crianças a respeito da páscoa e seu real significado. E quando me viro de costas para as crianças eu ouço uma dizer: “Então Jesus passou por cima dos meus pecados!”. Depois disso não consegui nem falar mais, coloquei o filme pra eles verem, enquanto tentava disfarçar minhas lágrimas, agradecendo silenciosamente a Deus pelo que Ele mesmo estava fazendo naquele lugar.
Estava eu totalmente envolvida com as programações da festa da páscoa nas congregações de Nova Jerusalém e Nova Olinda, e caio de cama, muito gripada! Corpo dolorido, muita dor de cabeça, sem conseguir sair da cama. Comecei a pensar que não era justo ficar doente na semana crucial de ensaios, as pessoas envolvidas não sabiam a peça, não sabiam as musicas, só haviamos ensaiado uma vez e agora só teríamos mais um ensaio e eram muitas coisas que precisavam ser trabalhadas, muitas musicas, passos e encenações. Meu coração se entristeceu muito e pensei que não iríamos conseguir fazer uma festa para comemorar a páscoa da maneira que nosso Rei merece. Mas foi aí que senti Deus falando diretamente ao meu coraçao, que se a festa era dEle, eu não deveria me preocupar, pois Ele ia dar conta de fazer uma festa que lhe agradasse. E assim foi feito. Em apenas um ensaio as meninas do grupo MuDança conseguiram aprender e surprender as pessoas com a encenação da páscoa. Em Nova Olinda a festa foi tão linda, passamos o filme A paixão de Cristo na sexta-feira. Nunca vi o salão tão cheio. Todos estavam lá. No final, muitos fizeram a oração de entrega a Jesus. Alguns homens da comunidade vieram pela primeira vez (um alvo que tenho orado bastante para alcançar). No domingo a celebração foi digna do nosso Rei e pudemos nos alegrar em sua presença. No final do culto compartilhamos uma cachupa (prato típico de Cabo Verde) e com músicas típicas pudemos nos alegrar na presença de Jesus. Me surpreendeu quando uma das mães começou a gritar: “viva a Jesus!” Enquanto as outras respondiam: “VIVA”! Ai meu coração!
Esse mês também tivemos o culto jovem GERAÇÃO LIVRE. Foi muito bom, com jogos de perguntas e entrevista interativa com o Pr Levi no nosso PAPO LIVRE . Deus realmente nos abençoou bastante!
Bom, a folha ta no fim, então deixa eu passar aos pedidos de oração: Continuem orando pelo REVIRAVOLTA, a primeira edição esta pronta, mas ainda esta embargada na TV. Orem pelo PEPE de Nova Olinda. Ainda estamos aguardando a aprovação do ministério de educação. Orem por uma possivel parceria entre a nossa sala de leitura em Nova Olinda com a embaixada do Brasil de STP.
Obrigada por sua fidelidade que tem, através de Cristo, me sustentado nesta terra. Que caiam bençãos sem medida sobre a sua vida.
Em Cristo
Renata Santos de Oliveira – Efetivo Radical



Caixa postal 751 São Tomé e Príncipe/África.

terça-feira, 29 de março de 2011

Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele". Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos Hb 10:38 e 39
É povo, esse mês de março não foi nada mole! Desde fevereiro que estava com uma carga ultra carregada, por causa das edições do seriado Reviravolta nos horários mais improváveis, pois eram encaixados nos horários livres das outras atividades. No dia 11 de março terminamos a edição do primeiro episódio e vimos parte do nosso sonho nascer. Agora era esperar a reunião com o diretor da TVS (unica rede de televisão do país) para obter aprovação para transmissão do nosso programa. 2 semanas depois a reunião foi marcada. Eu estava obviamente tensa. Muita gente a orar por isso no Brasil e em Portugal...e então quando cheguei para a reunião o diretor me recebeu super-bem, foi muito simpático e. perguntou do que se tratava, e eu expliquei que era missionária e voluntária, e senti vontade de tratar os problemas socias de STP com um seriado jovem e tals. Tão interessado e animado com o programa ele estava, que chegou até a me perguntar em que horario eu gostaria que fosse transmitido o seriado e quando eu achava que o segundo episódio ficaria pronto. Sai da reunião eufórica e animadíssima, pois tinhámos marcado a transmissão pro proximo sábado a tarde (um dos melhores horarios, pois é um momento em que a maioria dos jovens estão em suas casas descansando o almoço). No dia marcado, Aline e Eu nos sentimos muito mal, um desanimo, uma fraqueza no corpo, mal estar... oramos e seguimos em frente com o trabalho. Em nossas igrejas estavam reunidas em seus pontos. Onde não tinha energia elétrica ligaram o gerador. Todos ansiosos com a estreia do programa. Mas passou o horário previsto e colocaram outro programa no lugar do nosso. Quando finalmente consegui entrar em contato com alguém do canal de TV, muito envergonhados disseram que o diretor havia voltado atras em sua decisão pelo fato do programa falar muito de “religião”e que outras igrejas como a adventista, pagam pra transmitir coisas e que conosco não poderia ser diferente. Os sentimentos ficaram misturados no momento. Fiquei muito triste, mas não consegui ficar com raiva. Uma paz (que eu não consigo explicar) me invadiu, não chorei, mas sentia e ainda sinto que Deus esta nesse negócio. Muitas pessoas me enviaram mensagens de apoio e animo, mas o que a maioria falava era salmos 46:10 aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus! E meu nome será exaltado. Então eu percebi, que embora esteja intimamente ligada e interessada no sucesso deste projeto, o projeto não é meu, é de Deus e prara exaltação de Seu nome. Então tenho certeza que Ele vai nos surpreender! Nosso papel é orar e entregar tudo em suas mãos. Descansar como Rute descansou quando sua sogra disse: “Não temas pois ele não descansará até que tenha resolvido este negócio!”.
Uma outra coisa, das mil e uma que acontedeceram este mês, foi uma vitória muito grande que obtive com o clube das meninas que começamos todas as sextas a tarde em Nova Olinda. As adolescentes de Nova Olinda já não estavam mais a ir para os cultos aos domingos pela manhã, e via como se elas estivessem se perdendo, por conta das histórias sobre elas que me contavam. Mas aos nossos encontros as sextas elas não faltavam. Na última sexta eu sai com elas e fomos até a boca do inferno, um lugar lindo, perto de Nova Olinda, e lá fizemos um resumo do livro que tinhamos acabado de estudar: Rute. Naquele momento, eu me senti impulsionada pelo Espirito Santo a confronta-las com a sua fidelidade para com Deus. Eu perguntei pra elas que se um coqueiro dissesse que era uma bananeira se elas acreditariam; obviamente que responderam que não. Então continuei falando pra elas, que se elas dissessem que seguiam a Deus com a boca, mas se não o fizessem com a atitude era a mesma coisa do coqueiro querer se passar por bananeira. Senti que algumas se sentiram impactadas com esta palavra, e todas, menos uma, tomaram a decisão de seguir a Criso fielmente. Continuamos ali mais um pouco, observando as maravilhas de Deus e conversando coisas de “meninas”. No domingo, para a alegria do meu coração, todas, menos uma estavam lá, com o coração quebrantado e muito interesse pelo estudo da bíblia. Oremos para que esta arvore que esta a crescer no coraçãozinho delas recebe bom adubo, seja bem regada, crie raiz bem forte e dê muitos frutos! Deus seja louvado!
Renata Santos de Oliveira – Missionária Radical efetiva em São Tomé e Príncipe/ÁFrica.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Seriado rEvIrAvOltA

Gente, essa é a abertura do seriado REVIRAVOLTA, um projeto que tenho aqui em São Tomé de fazer um seriado pra TV local onde vamos tratar os problemas socias daqui com princípios bíblicos. No seriados temos 6 personagens principais, que se envolvem em muitas aventuras e incidentes. Neste primeiro episódio Cisa pensa que esta contaminada com o vírus HIV e Aléxia é sequestrada. Todos se juntam a procurá-la nos matagais de STP, e afinal de contas onde ela esta? O que será que aconteceu com Aléxia?  E a Cisa, será que ela fará o exame? estará contaminada? e como são os tratamentos? Como evitar o risco de se contaminar?
Respostas a essas perguntas, só mesmo assistindo ao primeiro episódio!

Ore por este projeto e se puder, nos apoie!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Hoje foi um dia cheio de bênçãos! Mas vou relatar só uma! Estava eu na comunidade de Nova Olinda quando ouvi dizer que o Seu Martins, um senhor bem velhinho, estava muito doente. Ele tinha voltado ontem do hospital onde estava internado, e só  ficava deitado, sem consciência, sem responder a ninguém. Eu entrei em sua casa, um pequeno quarto, e o vi deitado com um olhar perdido. Então, comecei a falar com ele, e sua neta me disse que não valia a pena, pois ele não tava entendendo nada e não respondia a ninguém e não entendia nada que a gente falava. Então eu disse, vamos orar! Comecei a orar em voz alta, pedindo a Deus que tornasse a dar consciência a Seu Martins, pra que ele pudesse nos entender e conversar conosco, pedi a Deus que recuperasse sua saúde. Enquanto eu orava, sentia que alguma coisa me dizia que eu ia ser envergonhada naquela comunidade. Que era impossível que aquele velho ficasse consciente, que depois todos iriam rir de mim e que ninguém ali iria confiar no Deus que eu sirvo. Enquanto isso, eu continuava a orar, procurando fé dentro de mim que me desse forcas pra continuar a minha oração! Continuei no mesmo propósito, procurando não me deixar enfraquecer, confiando de que eu tinha que fazer a minha parte (orar com fé em nome de Jesus) e o resto era com Deus. Quando eu terminei de orar, seu Martins disse: AMEM! Eu parei, olhei pra ele, e meio sem acreditar no milagre que eu via, eu disse amem outra vez, e seu Martins disse AMEM, de novo! Então eu comecei a conversar com ele, como ele estava se sentindo e tals. E falei pra ele sentar, ele sentou sozinho, ajudei-o a calcar seus chinelos e fui embora com um sorriso que dava voltas no quarteirão! DEUS DE MILAGRES, NAO HA LIMITES PARA O SEU AGIR!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Toda sexta feira durante toda manha, seguidores de Cristo espalhados pelo mundo tem se unido para colocar Sao Tome e Principe nas mãos do Deus Eterno. Dedicamos a manha para jejuar e clamar por libertação espiritual aqui neste lugar. Que o Reino de Deus seja estabelecido aqui!
 Junte-se a nos!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Deus Age

Nova Olinda Brincadeira com as crianças

Culto jovem - Geraçao Livre

Grupo MuDança

Esquete do Grupo de Nova Olinda

Equipa de Louvor
Um dia na vida missionaria!
Um dia normal de sábado, sempre com muitas coisas para fazer! Acorda cedo, se aprontar e sair de casa rumo a Nova Olinda  (roça onde temos um ponto de pregação e onde eu atuo diretamente, com o Abdulay). Assim que chego na comunidade todas as crianças saem correndo de onde estiverem gritando "Renata, Renata" - Isso me faz tao bem! =D. As maes que estao por ali, vem me cumprimentar, algumas acenam de longe. Eh muito recompensador ter essa recepção calorosa! Juntamos as crianças e fazemos alguns jogos para que elas decorem versículos bíblicos, o de hoje foi João 1:12. Depois passamos um desenho animado (que aqui chamam "boneco") do Maxi Lucado. Enquanto isso apliquei a prova sobre os patriarcas para a minha classe de pos-batismo (que ainda nao tem nome, to aceitando sugestões!) A prova tinha 20 questões, sobre Abraão, Noe, Isaque e Jaco. Eu fiquei muito orgulhosa de ver como a maioria deles estava bem dedicada ao estudo da palavra. Após a prova, ensaio com os meninos de uma esquete para apresentação no culto da noite. Retorno pra casa por volta das 14h. (uma fome). Após o almoço (peixe com banana), separar as ultimas coisas pro primeiro culto jovem do ano, que seria naquela noite, e a mensagem! 16:30 já estava na igreja para ensaio com o grupo de coreografia Mudança. Terminou o ensaio? Entao arruma a igreja pro culto, pega caixa de som, liga o projetor, e como sempre tem algo que nao ta funcionando, um fio errado...mas no final tudo da certo! ;). O culto foi uma benção. Muitos jovens impactados pela palavra de Deus e também um otimo momento de comunhão. após o culto, jogos e muita musica. Chegamos em casa um pouco depois das 22h. Meu grupo de Nova Olinda veio dormir aqui em casa, porque a essa hora já nao encontravam hiace (transporte publico, tipo van). Entao, empolgados pelo culto, fomos ver filmes, 12:30 termina um e põe-se outro...Opss, tenho que preparar a mensagem do culto da manha. Nao preciso dizer a hora que fui dormir, também nao preciso publicar que estava muito cansada. Mas que eh + que recompensador dar a vida no campo a serviço de Cristo Jesus, ah isso eh!
Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão. Is 40:31