quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Mateus 1:6
Jessé gerou a Davi, e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
Hoje vivemos em um mundo em um mundo em que a maioria das coisas é descartável: copos, talheres, pratos, alguns móveis e infelizmente, pessoas.
Basta um pecado (que venha a publico) e esta pessoa esta marcada/rejeitada para sempre. E então passa a ser chamada, não mais pelo seu nome, mas pelo pecado que praticou, “a prostituta”, “o ladrão”, “o mentiroso”...e de tanto ouvir sobre o seu pecado, o indivíduo acaba se afirmando em frases do tipo: eu sou assim mesmo; não consigo parar; não consigo ser diferente; mas felizmente, nesse caso, a voz do povo não é a voz de Deus. Enquanto o povo grita “crucifica-o”, Deus em sua palavra nos mostra o caminho de volta para Ele, e hoje vamos aprender sobre isso com Davi.
Davi, nessa época já rei, pecou. E pecou feio, como dizem por ai. Dormiu com uma mulher que não era a sua; Uma mulher casada; casada com um de seus soldados; um soldado que era muito fiel a sua causa (2samuel 11:10 e 11). Além de ter adulterado, Davi ainda trai mais uma vez a confiança de seu amigo, cometendo homicídio. Se fosse nos dias de hoje, pensa só como Davi estaria na boca do povo? Quantos memes já haveriam com seu nome nas redes sociais? Sim, Davi pecou; e Sim, ele se arrependeu. E agora passemos aprender com Davi quando  confrontados com o pecado.
2Samuel  12. Quando o profeta Natã, homem de Deus, que hoje poderia ser um pastor, ou um irmão fiel a Deus, foi confrontar a Davi com seu pecado, Davi não se justificou. Ele não disse, mas a culpa foi dela, porque ela foi tomar banho nua na frente da minha casa (2 samuel 11:2). Hoje em dia poderia se dizer, ela mandava nudes pro meu whatsApp. Ou como ouvimos muito hoje em dia: Eu sou homem! Ou, ela não amava mais o marido.... e tantas outras desculpas. Não. Davi não terceirizou a culpa. Não culpou a beleza da mulher, nem a fraqueza da sua carne, mas sim, como HOMEM diante de Deus, assumiu sua culpa. 2Samuel 12:13 “Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor!” Eu pequei. E dali, Davi escreveu um dos salmos mais marcantes que fala sobre pecado e arrependimento, o salmo 51. “Pequei... lava-me e ficarei mais alvo que a Neve.” Davi não menosprezou o seu pecado. Ele sabia que tinha sido grave, mas ele acreditava que o perdão de Deus era bem maior que seu pecado, e uma vez perdoado, nenhuma mancha, sombra de pecado, restaria. Porque Deus é perdoador, mas ele trabalha através da atitude do pecador de abraçar a Deus e se afastar do pecado.
O profeta Natã respondeu a Davi: (2 samuel 12:12) “também o Senhor transpassou o seu pecado”. Sim, Deus viu a sinceridade no coração de Davi e o perdoou, mas isso não livrou Davi de sofrer as consequências do pecado que tinha cometido. Bate-Seba, a mulher com quem Davi havia adulterado, estava grávida e por conta do pecado a criança faleceu. E eles sofreram o luto. A perda. A dor.
Mas com Deus a nossa história não é de luto, mas de vida. Davi, assumiu a mulher e aceitou as consequências de suas atitudes diante de Deus e dos homens.. consertou-se diante de Deus. Bate-Seba engravidou outra vez e seu filho, não apenas foi o sucessor de Davi no trono, mas fez parte da genealogia de Jesus. Sua vida deu origem aquele que veio transpassar os pecados de toda a humanidade. Para Deus, você não é descartável. Não importa o quanto e quão feio você tenha pecado, Deus te quer limpar até que não haja mais mancha de seu pecado em você. Ele tem uma linda e nova história para fazer através da sua vida sendo aquilo que Ele tem pra você. Perpetuando a história de Jesus aqui na terra.
Aquele que transforma água em vinho, pode transformar qualquer situação.

Renata Santos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário